terça-feira, 18 de setembro de 2012

Tiradentes – Parte 1


Olá pessoal! O post de hoje é a primeira parte de uma série que vai tratar da cidade de Tiradentes, MG. Há tanto o que se falar sobre essa cidade que decidi fazer uma série tratando de diferentes temas. Hoje vou falar um pouco de paisagismo (uma das minhas paixões!).


Pra quem ainda não sabe, Tiradentes possui um conjunto arquitetônico colonial que foi construído nas primeiras décadas do século XVIII e que hoje permanece praticamente inalterado, o que tem atraído turistas do mundo todo. A cidade foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, o que garantiu a proteção não só de seu conjunto arquitetônico, como também das áreas de seu entorno paisagístico, sobretudo a Serra de São José.



Recuperação das áreas livres


Na década de 80 foram elaborados projetos para o tratamento paisagístico das áreas livres da cidade, sendo a equipe responsável por esse trabalho formada por Roberto Burle Marx, Haruyoshi Ono, José Tabacow, Maria Isabel Braga da Camara, Maria de Fátima Gomes de Souza Menezes, Rosângela Cunha Rocha e Sérgio Martins Treitler.

O projeto tinha como foco principal manter as perspectivas mais importantes dos volumes arquitetônicos e para garantir esse resultado foram elaborados inúmeros estudos detalhados das áreas, que eram compostos por levantamento topográfico, fotografias e visitas ao local.

A Praça Benedito Valadares e o Chafariz foram duas das áreas em que o projeto foi implantado. Nesses dois locais podemos observar como a vegetação introduzida faz a transição entre a arquitetura e a paisagem existente. 



Não foi criado nenhum arranjo muito sofisticado, justamente para não competir com a beleza das construções. Havia também uma grande preocupação com a manutenção dessa vegetação, por isso as espécies escolhidas não demandam tantos cuidados.



A solução encontrada pela equipe foi um projeto simples e muito natural. É fácil perceber como a vegetação atua num plano secundário, ela está ali e complementa o conjunto cênico, mas sem roubar a cena, sendo que o maior destaque é dado para a arquitetura.




Mas mesmo com um projeto de fácil manutenção é notável que muitos canteiros da praça estão hoje incompletos, o que é uma pena, pois tenho certeza que tudo deveria ser maravilhoso.




O paisagismo torna esses locais mais agradáveis, não só visualmente, como também amenizando o clima nos dias quentes que são freqüentes na cidade. Os turistas adoram e se apropriam desses espaços todos os dias, seja pra descansar, conversar e claro, para apreciar suas belezas!




Boa semana a todos! Até logo!



*E claro, não posso deixar de agradecer ao meu noivo Jefferson que me acompanhou numa visita a Tiradentes nesse fim de semana, quando tiramos todas essas fotos. Obrigada amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário