sábado, 4 de fevereiro de 2017

Fachada da casa: com ou sem telhado?

Olá pessoal!

Essa é uma dúvida que toda pessoa que vai construir tem em algum momento: “Colocar ou não telhado na casa”? Na verdade, existem realmente diferentes opções e isso pode mesmo causar dúvida, pois, além de alterar o preço da obra, muda também a sua estética por completo.

Nessa casa o telhado foi usado em vários planos diferentes criando uma fachada movimentada e moderna. Detalhe do volume onde está a caixa d'água, lá o telhado é embutido. Nela também foi feito o beiral de concreto finalizando o acabamento do telhado (lindo!). Casa com telhado aparente que será construída no Bairro Residencial Cachoeirinha em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2016 - Acervo Pessoal.


A casa tem o telhado todo embutido. Os diferentes materiais usados na fachada criaram a atmosfera moderna. Detalhe da laje impermeabilizada na varanda. Casa com telhado embutido que será construída no Bairro Freitas em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2016 - Acervo Pessoal.

Então vamos por etapas. Vou explicar um pouco sobre cada opção e falar também sobre como ela influencia no preço da construção.

Casa com telhado: são as mais tradicionais e difundidas. O telhado pode ser feito com telhas de diferentes materiais (cerâmica, cimento, barro) e cores (vermelha, marfim, cinza e outras). Cada tipo de telha precisa de uma determinada inclinação para garantir o perfeito escoamento da água, por isso, existem diversas possibilidades de criar um telhado único. O telhado é também uma ótima estratégia para melhorar o conforto térmico da casa, pois protege a laje da incidência direta do sol, garantindo aquele frescor que todo mundo adora. Quem também não ama aquele telhado de várias águas? As águas do telhado são os diferentes planos (lados) por onde a água escorre. Quanto mais planos, mais complexo e mais diferente fica o telhado. A estrutura dele pode ser de madeira ou mesmo de ferro, tudo dependerá do gosto do cliente. Existem também os telhados que tem um acabamento de beiral de concreto ou madeira, que é um charme! Com relação aos custos, a casa com telhado acaba ficando mais cara, pois você precisa investir na mão de obra especializada (carpinteiro), na estrutura (madeira ou outro material) e nas telhas (que dependendo do material e do acabamento ficam mais caras). Agora, falando de estética, o telhado aparente será sempre a melhor solução para quem busca uma solução mais rústica, colonial, com jeitinho de Alpes Suíços, com cara de casa antiga... Mas, claro, é possível criar casas super modernas usando telhado à vista! O telhado será sempre uma parte da edificação, mas o que irá conferir a ela um estilo é o conjunto total. Então se você gosta de telhado, fique tranquilo, ele será muito bem vindo em praticamente todas as formas e estilos que você sonhou.

Na Casa de Veraneio o telhado aparente em telhas cerâmicas vermelhas trás o charme e o jeito rústico pedidos pelo cliente. Casa com telhado aparente que será construída na Estação de Prados, Zona Rural de Prados, MG - Projeto da A Urbanística/2016 - Acervo Pessoal.

Nessa casa super moderna o telhado aparente conta com beiral de concreto pintado de branco. Casa com telhado aparente que será construída em Santo Antônio da Alegria, SP. Projeto da Arquiteta e Urbanista Maísa Damaso.

O telhado também possui beiral, mas nesse caso de madeira pintada de branco. Casa com telhado aparente - estudo de caso de uma casa a ser construída no Bairro Centro em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2016 - Acervo Pessoal.

A telha de cimento na cor cinza foi usada na composição de um telhado de várias água que era o sonho do cliente. Casa com telhado aparente em construção no Bairro Alto Cardoso em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2013 - Acervo Pessoal.

A opção do cliente foi a telha esmaltada na cor cinza escuro. O telhado em várias águas foi o responsável por criar parte da volumetria da fachada. Casa com telhado aparente em execução no Bairro Alto Cardoso em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2015 - Acervo Pessoal.


Casa sem telhado: estão muito ligadas a ideia de modernidade. A casa pode ter telhado embutido (que fica escondido atrás de paredes chamadas platibandas) ou ter apenas a laje impermeabilizada. As soluções de drenagem precisam ser muito bem executadas para não criar nenhum tipo de infiltração na laje. Quando penso numa casa sem telhado, logo me lembro daquelas casas super modernas, com vários elementos na fachada em diferentes alturas, fazendo lindas composições. Sim, se a sua casa não tem telhado aparente você precisa estudar diferentes formas de fazê-la ter movimento e ser interessante e trabalhar com alturas variadas, paredes em planos diferentes e ousar nos materiais para torná-la única. A casa sem telhado ou com telhado embutido geralmente fica mais barata, pois quem embute o telhado costuma usar uma telha mais barata, como a de fibrocimento, ela tem inclinação menor e como o madeiramento ficará “escondido”, pode ser feito com uma madeira mais rústica. E há também a possibilidade de investir só na impermeabilização da laje, sem custos com telhado. Esteticamente falando, essa é a solução mais utilizada por quem quer uma casa mais moderna, mas precisa ser trabalhada com cuidado para que a casa não fique monótona.

O telhado embutido deixa a fachada em evidência, assim o uso de diferentes cores e texturas garante uma fachada interessante. Casa com telhado embutido - casa a ser construída no Bairro Centro em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2014 - Acervo Pessoal.

A platibanda foi pintada de branco para destacar o coroamento da casa, colocando em evidência que o telhado está embutido. Casa com telhado embutido - casa a ser construída em Santo Antônio da Alegria, SP - Projeto da Arquiteta e Urbanista Maísa Damaso.

Diferentes alturas de platibanda foram usadas para criar uma volumetria interessante na edificação. Sobrado com telhado embutido a ser construído em Santo Antônio da Alegria, SP - Projeto da Arquiteta e Urbanista Maísa Damaso.

Cores e texturas compõem essa fachada linda e moderna. Casa com telhado embutido - casa a ser construída no Bairro Paloma em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2016 - Acervo Pessoal.

Detalhe do telhado embutido em uma edificação (telha de fibrocimento). É possível identificar uma outra parte da obra onde o telhado será aparente e com beiral de concreto. Casa com telhado embutido em execução no Bairro Centro em Dores de Campos, MG - Projeto da A Urbanística/2014 - Acervo Pessoal.


E você, já construiu ou ainda vai construir a sua casa? Ela tem telhado ou não? Qual opção você prefere? Deixe seu comentário contando pra gente a sua experiência e o seu sonho!


Inspirem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário