domingo, 10 de fevereiro de 2013

Como tapar buracos com CBUQ – um guia prático para arquitetos e engenheiros iniciantes


Olá a todos!

Depois de algumas semanas sem postar estou de volta para falar sobre um assunto muito interessante e de grande utilidade para os arquitetos e engenheiros recém-formados que (assim como eu) tem o desafio de trabalhar melhorando o espaço urbano das cidades.

Com o período chuvoso a quantidade de buracos nas vias pavimentadas com asfalto aumenta consideravelmente o que prejudica o trânsito de veículos. É chegado então o momento de agir e realizar uma “operação tapa buracos”. A operação será conduzida de acordo com o material que for utilizado para tapar os buracos, que podem ser: uma mistura de pó de pedra, asfalto frio ou asfalto quente. Existem muitas promessas de durabilidade para esses materiais, mas o mais indicado é o asfalto quente.

Comumente conhecido como asfalto quente o CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente é uma mistura asfáltica a quente, executada em usina apropriada, composta de agregados minerais e cimento asfáltico de petróleo, que deve ser espalhada e comprimida a quente.

O ideal é trabalhar no buraco antes que ele receba o CBUQ. É indicado que seja feito um “recorte” no buraco, deixando-o com o formato de um quadrado. Caso ele seja muito profundo é preciso tampá-lo até que fique faltando ser preenchida uma camada de aproximadamente 3cm. Para tampá-lo deve-se utilizar uma mistura de pó de pedra, um pouco de cimento e água. Na operação tapa buracos que realizei na minha cidade os buracos eram “rasos”, portanto não foi preciso preenche-los. Depois de recortá-los é preciso varrê-los para que fiquem limpos.



Com o buraco limpo aplica-se a emulsão, conhecida como piche, que será a responsável por “colar” o CBUQ no buraco. Depois de bem espalhada a emulsão pode-se colocar o asfalto quente no buraco. E detalhe, ele é realmente muito quente, sai diretamente da usina para o local onde será aplicado, daí a importância em manter a equipe com equipamento de segurança (botina adequada e calça comprida). Eu mesma ajudei a espalhar um pouco de asfalto nos buracos e senti o calor da mistura no chão (imagina no caminhão...).






Depois de preenchido o buraco deve ser compactado, isso pode ser feito manualmente, mas para garantir a qualidade do serviço o ideal é que a compactação seja feita por maquinário adequado. Usamos um compactador conhecido como placa vibratória e que fez toda a diferença na finalização do serviço.



Vale contar que no meio da nossa operação tapa buracos começou a chover muito forte e que tivemos que agir rapidamente cobrindo o asfalto CBUQ no caminhão com uma lona e levando-o para um local coberto, pois a mistura não podia esfriar e a água estragaria tudo. Por sorte São Pedro colaborou e depois de meia hora o sol apareceu e secou tudo para continuarmos o serviço.

Essa foi a primeira vez que trabalhei aplicando asfalto quente em buracos e aprendi muitas coisas, mas a mais importante foi que o sucesso desse trabalho depende da sua equipe. Essa atividade é daquelas que tem que ser realizadas com rapidez e cuidado, pois são muitas toneladas de asfalto quente esfriando a cada segundo e precisando ser utilizadas enquanto ainda estão fumegando para que o trabalho seja de maior qualidade. Com a equipe unida e trabalhando com afinco o resultado sempre será o melhor.

Ah, e claro que não posso deixar de ressaltar que a nossa operação tapa buracos foi um sucesso!

Bom final de semana a todos!!  

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