terça-feira, 11 de outubro de 2016

Canto Alemão – uma nova composição para a sala de jantar

Olá pessoal!

No último final de semana visitei uma mostra de arquitetura, decoração e paisagismo na cidade de Juiz de Fora, MG, a Casa Design. A mostra apresentou ambientes lindíssimos e em breve farei um post sobre ela contando pra vocês cada detalhe. Inspiração, essa é a palavra de ordem de toda boa mostra e foi assim que voltei pra casa, com a cabeça repleta de ideias e apaixonada por muitas soluções.

Um dos ambientes que mais gostei foi a Sala de Jantar criada pela Arquiteta e Design de Interiores Maria Paula Schettino e o que me chamou mais atenção no projeto foi a forma como ela criou o espaço de refeições. No lugar da tradicional mesa de jantar e suas cadeiras ela utilizou o Canto Alemão. O Canto Alemão é formado pelo conjunto de mesa + cadeiras + sofá, sendo que o sofá fica sempre encostado em uma parede podendo ser em formato de “L” ou não. Ao utilizar essa composição é possível acomodar um maior número de pessoas, do que numa mesa de jantar convencional com as mesmas dimensões.  

Projeto da Arquiteta e Design de Interiores Maria Paula Schettino para a Casa Design Juiz de Fora 2016.


O Canto Alemão é uma ótima opção quando o espaço disponível para a Sala de Jantar não é muito grande e também para criar um ambiente diferente e mais acolhedor. As possibilidades de combinação são inúmeras e você pode fazê-lo de acordo com seu gosto. O ideal é que o banco seja feito sob medida, assim você garante a perfeição da composição. 

Foto disponível em: http://blog-ultimoandar.blogspot.com/2016/05/canto-alemao.html 

A composição a ser criada dependerá do espaço disponível e do gosto de cada um. A mesa quadrada que antes acomodaria apenas 4 pessoas poderá receber 5 ou 6 amigos. Aqui o charme ficou por conta da combinação de diferentes materiais, a mesa é de laca branca e as cadeiras e o banco são de madeira com o estofado e as almofadas claras. Detalhe lindo do espelho nas duas paredes que ampliou o espaço. 

Projeto da Designer de Interiores Andrezza Alencar. Foto de Edu Castelo/ Casa e Jardim.

Uma ótima ideia é aproveitar o banco não apenas como assento, mas utilizar o espaço embaixo dele como baú para guardar coisas e como prateleira.   

Projeto de Karla Amaral Madrilis.

Sofá todo estofado de branco, mesa de madeira e cadeira rústica. Ambiente perfeito para relaxar.

Foto disponível em: http://www.jasabia.com.br/melhores-ideias-para-sala-de-jantar-pequena/

Mesa de madeira com tampo de vidro, cadeiras estofadas e banco de madeira compondo com o painel da parede. Chique e sofisticado.

Foto disponível em: http://pro.casa.abril.com.br/photo/sala-jantar-663?context=user

Canto Alemão super moderno! O gesso com iluminação indireta e a luminária trabalhada marcaram a posição da mesa de jantar. A mesa de laca branca e as cadeiras com design arrojado criaram a atmosfera requintada.

Foto disponível em: http://www.seujeitosuacasa.com/2015/09/canto-alemao.html

Imagina fazer o "happy hour" em casa? Esse cantinho ficou super moderno e acolhedor. Vontade de ficar horas ali com os amigos conversando.

Foto disponível em: http://sglivingpod.com/home-decor/small-apartment-interior-design-tips/

Praticidade no mobiliário que funciona como baú para guardar o que você quiser.

Projeto da Arquiteta Giselle Macedo e da Designer de Interiores Patrícia Covolo.

Linda composição com mesa de jantar redonda.

Foto disponível em: http://carlaaston.com/designed/beige-to-gray-interior-2

O Canto Alemão é mesmo uma forma inspiradora de fazer a sala de jantar de uma maneira totalmente nova, não é mesmo? 

O que vocês acharam? De qual gostaram mais?

Inspirem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário