domingo, 17 de maio de 2015

Cubas: como escolher o melhor modelo para o seu banheiro

Olá pessoal!

Quando o assunto é decoração não existe uma regra que te diga a maneira exata de combinar as coisas. A beleza e a sofisticação de um ambiente estão nos detalhes que o compõe e que devem ser escolhidos com cuidado. Não há regra, mas é preciso bom gosto e bastante senso crítico para entender como cada coisa pode se encaixar na decoração.

O banheiro, por exemplo, é um ambiente que quando projetado e executado com esmero, pode deixar de ser apenas um cômodo de banho e se tornar um local extremamente funcional, prático e claro, bonito. No projeto de um banheiro um elemento que deve ser planejado com muita atenção é o lavatório. Antigamente era muito comum os lavatórios serem de louça com coluna, hoje o que vemos é uma infinidade de opções, das quais as bancadas de granito com cuba tem destaque.

Existem diversos modelos de cubas, com os mais variados designs, preços e funcionalidades. São as peculiaridades de cada uma aliadas aos seus desejos que vão pautar a escolha que melhor atenderá ao seu projeto. Conheça abaixo os diferentes tipos de cubas mais difundidos no mercado:

A cuba de embutir é o modelo mais difundido e também o mais econômico. Pode ter diferentes formatos, os quais precisam ser recortados na bancada com a medida exata da cuba para que ela seja colada por baixo da pedra.

Cuba de cerâmica de embutir da Duravit desenhada pelo francês Philippe Starck.

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/502010689686284596/

Projeto da Designer Helena Kallas


A cuba de apoio é atualmente um item de desejo, amplamente utilizada em projetos de designers famosos e com uma variedade incrível de cores, materiais e formas. Trata-se de uma peça que é colocada inteiramente sobre a bancada e que precisa de apenas um furo para o escoamento da água. Caso você utilize esse tipo de cuba é preciso ficar atento para dois detalhes importantes: a torneira e a altura da bancada. Você deve se atentar ao modelo da torneira que irá comprar e a forma como vai instalá-la. Se optar por uma torneira instalada na bancada ela deverá ser mais alta que a cuba para permitir um uso funcional da mesma. Caso escolha uma torneira de parede também será preciso instalar a cuba de forma que a água não caia muito perto da lateral. Quanto a altura da bancada, com o uso de uma cuba de apoio a bancada deverá ser mais baixa que o convencional, sendo que a parte superior da cuba deverá ter a altura final de uma bancada convencional.

Fonte: http://www.decorsalteado.com/2014/06/tipos-de-cubas-para-banheiro-veja-os.html

Cuba de apoio na Suíte do Casal – Residência Cardoso / Projeto: A Urbanística / Foto: Alpha 7 Photo Design.

Cuba de apoio Ciottolo da Metalbagno usada no projeto da arquiteta Paloma Yamagata, com parede em mármore travertino, bancada de peroba-do-campo impermeabilizada com verniz náutico.


A cuba de sobrepor é parecida com a de embutir, mas são coladas pelo lado de cima da bancada, deixando uma margem aparente que realça o modelo escolhido. Nesse modelo também é preciso recortar a bancada com o mesmo formato da cuba.

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/216313588326365889/

Fonte: http://www.terra.com.br/mulher/infograficos/banheiros-pequenos/galeria/fotos/8.jpg

Projeto de Cristiane Terra e Cláudia Zócoli.


A cuba de semi-encaixe é fixada na bancada apenas pela parte de trás, sendo que a parte da frente fica para fora da bancada. Esse modelo é ideal para as ocasiões em que não se dispõe de muito espaço para dar maior profundidade para a bancada. Você também pode encontrar no mercado a cuba de semi-encaixe que vem com toalheiro fixado na parte frontal, um elemento de bastante praticidade.

Fonte: http://meupalaciode64m.blogspot.com.br/2014/01/cuba-semi-encaixe-ocean-pacific-incepa.html

Fonte: http://www.decorsalteado.com/2014/06/tipos-de-cubas-para-banheiro-veja-os.html

Fonte: http://www.morasbessone.com.br/imagens/cuba-de-semi-encaixe/


A cuba de parede não precisa de bancada e é instalada diretamente na parede. Geralmente são maiores e contam com saboneteira. Mas você pode incluir uma bancada ao lado da cuba para usar como suporte para os utensílios do banheiro, madeira e vidro são boas opções a serem usadas, já que a bancada não terá contato direto com a água. 

Cuba de parede desenhada pelo italiano Stefano Giovannoni para a linha Ilbagno Alessi One, da Laufen.

Projeto de Roberto Migotto.

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/463237511642457122/


A cuba esculpida é feita do mesmo material da bancada, pode ser de granito, mármore, silestone, porcelanato, entre outros. Não indico muito o mármore, pois ele não reage muito bem ao contato com a água. O ideal é fazer o caimento da cuba escondendo o ralo e que essa peça seja removível para que a sua limpeza seja mais adequada. 

Fonte: http://www.letsdecor.com.br/2013/08/21/cuba-esculpida/

Fonte: http://www.decorsalteado.com/2014/06/tipos-de-cubas-para-banheiro-veja-os.html

Fonte: http://criaarquitetura.com.br/index.php/portifolio/mostra/residencia-interiores-alphaville-03


Os preços, os materiais e as cores variam bastante, assim como a funcionalidade de cada cuba. Antes de comprar a sua avalie bem qual modelo melhor se encaixará no seu banheiro, qual pode te trazer mais benefícios e também o que você achar mais bonito. Como eu disse antes, não existe uma regra pra combinar as coisas, o que você precisa é de planejamento, bastante atenção e bom gosto no projeto do seu banheiro e durante a execução dele.

Para ver como todas essas cubas podem ser usadas de forma sofisticada em banheiros e lavabos clique aqui e aqui e vejas os posts relacionados aqui no blog!

Você tem alguma experiência com tipos diferentes de cubas e gostaria de compartilhar com os nossos leitores? Você tem alguma dúvida relacionada aos modelos de cubas e não sabe qual adquirir? Poste aqui nos comentários!


Uma boa semana a todos!

Inspirem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário