quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dia Mundial do Urbanismo – Experiência em Medellín, Colômbia


Olá pessoal! Como estão todos?

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Urbanismo! E em homenagem a uma data tão especial, esse post vai tratar de um ótimo exemplo de intervenção urbana: o bairro Juan Bobo em Medellín na Colômbia.

Medellín é uma metrópole recente, em 1938 ela possuía 168.000 habitantes e no ano de 2010 esse número já havia subido para 2,34 milhões! Durante a década de 1980 e boa parte da década de 1990, a cidade era conhecida por ser a mais violenta do mundo devido ao narcotráfico, mas essa situação foi revertida graças a um processo de amadurecimento social e político que foi construído dentro da sociedade civil e de suas organizações sociais ao longo dos anos.

Uma das práticas iniciadas na cidade é chamada de Programa de Melhoramento Integral de Bairros – PMIB, que visa promover o urbanismo social em áreas mais necessitadas, sendo que o bairro Juan Bobo foi um dos locais que sofreu a intervenção. O assentamento foi escolhido devido a sua situação urbana precária e por estar próximo a área do sistema de transporte de massa por cabo aéreo.

Situação local antes da intervenção.


A intervenção se iniciou com a análise das características da ocupação do solo, e levantamento socioeconômico local; essa ação foi de grande importância para que fossem identificadas as áreas a serem requalificadas e o que elas necessitavam. Em 2005 foi iniciada a mobilização para a obtenção de recursos e investimentos, em 2006 as obras foram iniciadas e no ano de 2007 elas foram finalizadas.

Início das obras no ano de 2006.


Com a modificação da conformação urbana foi possível criar uma malha acessível que permitiu a criação de espaços públicos com praças, pracinhas, calçadas, escadas, sacadas e passarelas para pedestres, que aumentaram a taxa do espaço público de 0,5m² para 3,17m² por habitante; isso facilitou a apropriação do mobiliário urbano pela população e comportou a criação de unidades comerciais. Assim também se conseguiu melhorar a segurança para os pedestres, aumentar a iluminação pública e criar condições de higiene com a canalização do esgoto e a melhoria da estrutura do entorno do córrego.

Corte esquemático indicando a área em que houve melhoria das habitações.

Espaço público em Juan Bobo.

Espaço público para as crianças.


Essa transformação urbana tem gerado um interesse por parte de microempresas ao redor de Medellín, do setor privado, do setor cultural da cidade e de universidades que tem buscado investir no local, o que evidencia as múltiplas capacidades que uma requalificação urbana tem de promover melhorias no ambiente em que interveio.

Vista do assentamento Juan Bobo após a intervenção.


Muito bacana, não é? É numa hora dessas que me orgulho de ser arquiteta e urbanista! =]

Boa semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário