terça-feira, 13 de novembro de 2012

Adeus Figueira Encantada


Hoje vou falar de história, de urbanismo, de paisagismo, de costumes, de poesia...

Hoje vou especialmente dedicar esse espaço ao maior símbolo da minha cidade, uma figueira da espécie Ficus sp Moraceae.

Figueira - Praça José Justino - ano de 2009.
Fonte: historiadedoresdecampos.blogspot.com.br

Bom, pra quem ainda não sabe resido numa pequena cidade do interior de Minas Gerais chamada Dores de Campos. Existe um aspecto histórico muito relevante para o imaginário e as tradições dorenses e ele está relacionado a essa árvore de grande porte localizada na área central do município e que ocupa um espaço de destaque no brasão da cidade ao lado de temas como o trabalho, a religião e a música.

Brasão de Dores de Campos.  Fonte: historiadedoresdecampos.blogspot.com.br

Dores de Campos é conhecida como “a terra da Figueira Encantada” devido a estória por trás do plantio dessa figueira. Conta-se que no início do século XVIII os bandeirantes que passavam pela região, onde hoje se localiza o município, paravam para descansar nas proximidades do ribeirão que cortava aquela área. Como viajavam em cavalos e burros era necessário amarrar os animais para que não fugissem enquanto os homens comiam e dormiam. Havia ali por perto uma cerca feita de mourões circundando um pedaço de terra e era num desses velhos pedaços de madeira que os homens amarravam os seus cavalos. O mourão fincado na terra ganhou vida ao longo dos anos e cresceu, desenvolvendo então uma frondosa árvore.

Figueira em 1910.
Fonte: 
historiadedoresdecampos.blogspot.com.br

E foi ali, ao redor dessa árvore, que o Povoado do Patusca (antigo nome de Dores de Campos) foi fundado e cresceu até se emancipar. A árvore cresceu junto com o município e significa para ele o passado que lhe deu origem, o tempo vivo de suas conquistas, por isso foi tombada como patrimônio do município em 2003.



Década de 50.
Fonte: historiadedoresdecampos.blogspot.com.br


Ninguém sabe ao certo a sua idade, provavelmente seja bi-centenária, e nesse último dia dez de novembro ela mostrou que realmente é uma senhora antiga e que a doença vem mesmo pra todos uma hora ou outra, sejamos humanos, animais ou plantas... Uma grande parte de seu tronco se soltou deixando a mostra aquilo que não percebemos, e que não gostaríamos de imaginar, ela estava mesmo muito doente. E hoje, através de um laudo técnico do IEF, o engenheiro florestal Itamar Christófaro Silva declarou a sua “morte”, indicando a remoção integral da Figueira (para ler o laudo na íntegra clique aqui).

10/11/2012 - Parte do tronco que caiu.
Fonte: http://www.portaldoresdecampos.com/2012/11/12/caiu-metade-da-historia/

A árvore encontra-se "ocada". Fonte: historiadedoresdecampos.blogspot.com.br

Dorenses ao redor da Figueira. Fonte: historiadedoresdecampos.blogspot.com.br

Eu não sei muito bem o que pensar num momento como esse. Como dorense sinto um nó estranho na garganta e uma dor bem lá no fundo do coração, como a perda de um ente querido. É difícil pensar que nosso maior símbolo não estará na praça pra que meus filhos um dia possam brincar na sua sombra. Mas a Figueira é um ser vivente e um dia deixaria mesmo de existir. Agora ela é parte da história. Mas essa é a beleza da vida, ela continua mesmo depois das maiores tristezas e alegrias. Que venham novas árvores, que sejam criados novos símbolos, que seja lembrada a nossa história e que possamos viver novos sonhos sempre!

Vista da área central de Dores de Campos - Figueira Encantada na praça a esquerda.
Fonte: historiadedoresdecampos.blogspot.com.br


Adeus Figueira Encantada! Obrigada por tornar a nossa pequena Dores de Campos um lugar mais bonito de se viver!

3 comentários:

  1. Paloma seu depoimento é comovente!!
    Mesmo não sendo dorense, me solidarizo com vocês neste momento.
    Aconselho uma leitura sobre cidades criativas, no que se refere ao aspecto: cultura local e veja com tem tudo a ver com esta cidade.
    abs Paulo Tadeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Paulo, estamos todos muito tristes aqui.
      É muito estranho pensar que o nosso maior símbolo encontra-se nessa situação.
      Mas vamos fazer o que pudermos por ela.
      Obrigada pela indicação da leitura, vou pesquisar sobre isso com certeza!
      Abraços!

      Excluir
  2. Esse nó na garganta está em todos nós...quando vi aquela cena me senti muito mal, como num velório mesmo...

    ResponderExcluir