segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DPS2000 - Sistema de Sinalização Eletrônica entre Deficientes e Meios de Transporte


Olá pessoal!

Hoje vou falar de uma tecnologia que foi desenvolvida pelo mineiro Dácio Pedro Simões para possibilitar a passageiros com deficiência o acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura: o DPS2000.

O DPS2000 (o nome é uma sigla que usa as iniciais do seu inventor) é um sistema que permite que um passageiro com deficiência (especialmente deficiência visual) possa, através de um transmissor de rádio-frequência portátil, solicitar embarque autonomamente na linha de ônibus desejada, desde que os veículos desta linha estejam equipados com o aparelho receptor do sistema.





O primeiro protótipo foi desenvolvido por Dácio em 1998 com verba do Sebrae através de uma parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações no Vale da Eletrônica, localizado no sul do Estado de Minas Gerais. Em 2001 o mineiro procurou a Universidade Federal de Minas Gerais para obter suporte de pesquisa e desenvolvimento para que fosse possível fazer melhorias no protótipo e contou com a parceria do Dr. Júlio Cezar David de Melo, pesquisador do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG.

Apesar de ter sido desenvolvido na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o primeiro município brasileiro a experimentar o Sistema DPS2000 foi Jaú, cidade localizada no centro-oeste paulista. Após ser testado em algumas linhas do transporte coletivo jauense o sistema foi aprovado e hoje toda a frota urbana do município está equipada com o DPS2000.

Atualmente o sistema funciona, além de Jaú/SP, em Araucária/PR, e também estará presente em 100% da frota de Limeira a partir desse mês.

No dia 22 de outubro começarão os testes em Belo Horizonte/MG, será uma ação conjunta da BHTrans, SETRA-BH (via consórcio Transfácil), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Geraes (empresa que tem o fornecimento exclusivo do sistema). Os testes terão duração de 15 dias e nesse período todos os ônibus da linha 4205 (Ermelinda/Salgado Filho) serão equipados com receptores DPS2000 para permitir o embarque dos passageiros deficientes visuais, com total autonomia e segurança.

Foto: Gustavo Andrade/Jornal Metro BH


Para maiores informações acesse o site da Geraes clicando AQUI.

Espero sinceramente que BH adote o sistema!

Boa semana a todos!!!

4 comentários:

  1. Legal demais. Usei isso na minha monografia na parte de tecnologia relacionada aos transportes e como elas influem pra melhorar o conforto dos passageiros e a eficácia do sistema. Outras cidades do interior paulista e o RJ já usam o DPS2000 e tomara que as demais cidades do Brasil o adotem tb. Muito sucesso no seu blog Paloma! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Guilherme, se eu soubesse desse sistema antes com certeza teria usado na minha monografia também! Sim, vamos torcer pra que as cidades brasileiras continuem adotando o DPS2000! Sucesso aí nos seus estudos! E obrigada!!

      Excluir
  2. Que legal! Muito boa essa iniciativa! Quem sabe daqui uns anos todas cidades possam utilizar esse sistema, ia ser maravilhoso. Parabéns pelo post Paloma! Tô adorando seu blog. Sucesso sempre! Beijo Érika.

    ResponderExcluir
  3. Sim Érika, seria mesmo maravilhoso se todas as cidades estivessem utilizando esse sistema! Obrigada querida!!

    ResponderExcluir