terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arquiteto Urbanista Empreendedor – Dicas valiosas para alcançar o sucesso

Olá pessoal!

Nesse mês de setembro o blog está completando 1 ano! Para comemorar vou publicar algo inédito aqui, uma entrevista! O tema é mais que atual, é necessário e valioso a todos que estão no mercado de trabalho: empreendedorismo na Arquitetura e Urbanismo.

A profissão de arquiteto é uma das mais antigas que existem, desde sempre o homem precisou projetar para melhorar a sua qualidade de vida. Nos tempos atuais, com tanta tecnologia, a profissão não perdeu sua essência, mas evoluiu muito. Hoje temos um conselho próprio e clientes altamente exigentes. Hoje não basta só saber projetar, é preciso saber administrar a profissão. O mercado exige arquitetos e urbanistas cada vez mais capacitados e preparados e que tenham uma produção eficiente e de boa qualidade.

Nesse contexto, inovar e empreender são atitudes essenciais. E pra falar mais sobre esse assunto busquei uma pessoa com causa justificada, um empreendedor nato que durante 53 minutos me deixou ainda mais apaixonada por essa “atitude” empreendedora. Entrevistei o Consultor em Empreendedorismo Jefferson Malta, que além de responder meus questionamentos deu dicas valiosas para fazer qualquer pessoa determinada alcançar o sucesso.

Jefferson Malta é empreendedor, consultor, palestrante e Empreteco. Proprietário das empresas Palpita, Busca Sela e Empreenda Ideias. Especialista em E-commerce. Tem 28 anos de idade e empreende desde os 17 anos. Formado em Gestão Financeira, sempre se dedicou aos estudos de gestão de negócios, inovação, tecnologia e internet.


A URBANÍSTICA - O que caracteriza uma pessoa empreendedora?
Jefferson Malta - O empreendedor é visionário, oportunista e incansável, ele faz várias coisas ao mesmo tempo. Ele tem suas metas, as alcança e não fica satisfeito, logo quer alcançar novas metas. O empresário já é diferente, ele tem suas metas, as alcança e fica satisfeito. O empreendedor é aquela pessoa que nunca aposenta, sempre quer algo mais. Ela tenta enxergar de cima e o mais longe possível, sempre atenta ao que acontece no momento. Por exemplo, caminhando na rua ela identifica oportunidade. Uma pessoa empreendedora é aquela que acredita que pode alcançar tudo que quiser com força de vontade.

A URBANÍSTICA - Como o empreendedorismo pode ajudar os arquitetos brasileiros a se destacarem em um mercado repleto de novos profissionais?
Jefferson Malta - O mais importante é que o arquiteto não perca seus valores. É preciso entender a diferença entre personalidade e comportamento. A personalidade são os seus valores, o seu caráter, isso não pode ser mudado, porque é a sua essência. O comportamento é como você age, isso você pode mudar. Para se destacar num mercado repleto de novos profissionais o arquiteto tem que mudar o seu comportamento e se adaptar ao mercado. Por exemplo, você pode gostar de desenhar a mão livre e isso te faz feliz, mas essa técnica demanda tempo pra ser realizada. Hoje é possível desenhar nesse mesmo estilo com uma prancheta digital, o que é muito mais rápido. As ferramentas de trabalho evoluem e o arquiteto tem que seguir essa evolução, mas ele não precisa perder os seus valores para entregar o produto final ao cliente. A questão é, qual é a sua proposição de valor? O que você quer entregar para o cliente? Se você quer entregar a ele aquilo que ele mais deseja, os meios pra se conseguir isso são escolha sua. Você se adapta, muda seu comportamento, mas sem perder seus princípios.

A URBANÍSTICA - Qual a característica do comportamento de um empreendedor?
Jefferson Malta - O empreendedor é alguém que estuda sempre, consegue informações em vários meios e sempre coloca em prática tudo o que aprendeu. Ele é aquela pessoa que para de falar e começa a fazer. O arquiteto tem que parar de se lamentar, de afirmar que não sabe trabalhar em softwares como Skecth Up ou Revit. Ele precisa agir. Hoje em dia é tão fácil acessar o Google ou o Youtube para aprender como se faz algo. O empreendedor trabalha buscando resultados.

O empreendedor estuda sempre!


A URBANÍSTICA - Mudar nem sempre é fácil. Para empreender é preciso estar disposto a correr riscos?
Jefferson Malta - Antes de falarmos em risco é preciso falar de zona de conforto. Zona de conforto é quando a pessoa tem algo que lhe dá estabilidade. A pessoa que vive apenas com o dinheiro garantido todo mês não é alguém que está agindo errado, cada um tem uma estratégia. O empreendedor sempre vai correr riscos, porque ele pensa que se ele continuar na zona de conforto ele ficará igual a qualquer pessoa, mas ele sabe que se ele ousar, se ele se arriscar ele pode ir mais longe. Não é fácil abrir mão do certo pelo duvidoso, mas o resultado é sempre melhor do que se você não tivesse tentado.

A URBANÍSTICA - Algumas pessoas acham que o empreendedorismo se limita a criação de uma empresa. O que você diria sobre isso?
Jefferson Malta - Eu diria que qualquer pessoa pode abrir uma empresa. O empreendedor não começa abrindo uma empresa, ele começa resolvendo o problema de alguém, sem pensar em dinheiro. Primeiro ele pensa no impacto social da sua ação, em como resolver um problema. Depois, se ele perceber que há mercado para a sua ideia ele investe no negócio.

A URBANÍSTICA - O que você acha da iniciativa do CAU-MG, que junto com o SEBRAE Minas, criou o Projeto Arquiteto Urbanista Empreendedor, para proporcionar aos participantes pesquisa, diagnóstico e posterior capacitação nas áreas de legislação, gestão administrativa, marketing, recursos humanos e finanças?
Jefferson Malta - Acho essa iniciativa ótima, porque isso é algo que não se ensina na faculdade. Acredito que são raríssimos os cursos de arquitetura que ensinam marketing aos alunos. Nenhuma faculdade de arquitetura ensina a prospectar clientes, a como fazer pós-vendas, finanças, contabilidade, acredito que nem ensinam a fazer uma RRT, algo tão importante. Na faculdade eles não ensinam a como gerar renda para o arquiteto. O SEBRAE é o primeiro órgão que fomenta o empreendedorismo no Brasil, ele trabalha com as micro e pequenas empresas para tirar todos da informalidade e dar suporte para que cresçam e faturem mais. Para os arquitetos será ótimo, mas eles terão que saber empreender.

Propaganda sobre o Projeto Arquiteto Urbanista Empreendedor divulgada no site do CAU/MG.


A URBANÍSTICA - Vou citar alguns temas importantes e gostaria que você comentasse sobre cada um deles. Atitudes e Comportamentos do Empreendedor.
Jefferson Malta - O empreendedor busca insaciavelmente pela informação. Ele também mantém uma rede de contatos muito grande com várias pessoas, como gerentes de bancos, proprietários de imóveis, donos de outras empresas.  É importante viver num ecossistema que fale de empreendedorismo, num ambiente instigante em que ele seja sempre estimulado. Outra coisa importante é viver num ambiente competitivo e criativo, o empreendedor precisa ser desafiado e criticado, afinal, se ele vive num espaço sem criatividade tudo que ele fizer será considerado lindo, mas se ele estiver em meio a pessoas criativas a concorrência fará com que ele sempre dê o melhor de si. É preciso ir além para se destacar, é preciso inovar para vencer o mercado, é preciso mudar o comportamento e buscar os melhores resultados.

O empreendedor se destaca!


A URBANÍSTICA - Planejamento estratégico para o arquiteto.
Jefferson Malta - O primeiro passo é saber aonde se quer chegar. Onde você quer estar daqui a cinco anos? A partir do seu foco você traça o seu caminho, define as etapas para chegar lá. Definindo as etapas você começa a perceber as suas deficiências e coloca no planejamento ações para saná-las, como cursos que terá que fazer ou algo que terá que comprar. Você precisa elaborar um cronograma e um plano de ação. No cronograma constará degrau por degrau tudo que será preciso fazer para alcançar o objetivo definido. No plano de ação você explica as causas das suas deficiências e indica a ação necessária e o prazo para cumpri-la. Essa é uma parte burocrática, mas que é essencial para a concretização dos seus sonhos.

A URBANÍSTICA - Marketing e vendas de serviços e produtos.
Jefferson Malta - Hoje o meio digital é uma das melhores opções para se trabalhar o marketing e a venda de serviços e produtos. Um blog, por exemplo, gera conteúdo interessante, o que mostra que o arquiteto tem conhecimento sobre vários assuntos. Ele pode postar sobre leis na área da arquitetura, será gerado um marketing de conteúdo, as pessoas que lerem o blog terão esse arquiteto como referência e se algum dia precisarem de um serviço irão certamente procurá-lo. Nesse ponto o mais importante é preservar os valores e a essência do arquiteto. Vou dar um exemplo de essência que se aplica ao jornalismo. Dizem que tudo que é publicado sem a autorização de alguém ou sem alguém pedir é jornalismo, o resto é publicidade. Isso é jornalismo na sua essência. Fica a pergunta para o arquiteto, qual é a essência da arquitetura? Dela o arquiteto não pode abrir mão, ele pode evoluir seu comportamento, mas tem que vender o que ele é, vender o seu conceito, a sua identidade.

A URBANÍSTICA - Ferramentas de tecnologia e inovação.
Jefferson Malta - Existem várias, mapas mentais, por exemplo, são ótimas ferramentas de trabalho para memorizar ideias. Você escreve suas ideias e vai ramificando em galhos todas as etapas. Existem ferramentas para cada setor de serviços, na parte financeira você pode criar uma planilha de fluxo de caixa. Você pode fazer vários cursos para se aperfeiçoar. Você deve buscar informações que não estão diretamente ligadas ao seu ramo, pra que seja possível pensar fora da caixinha. Os arquitetos sempre vão ler blogs que falam de arquitetura, revistas como AU e Projeto, mas é importante ler outras revistas, outros livros, acessar outros sites que falem sobre algo que você não está tão familiarizado. Sempre que você lê algo diferente acrescenta conhecimento que pode ser usado nas suas ideias. Isso faz você sair dessa “caixa”, faz você pensar diferente de todo mundo e conseguir um resultado diferente.

A URBANÍSTICA - O que você diria aos arquitetos e urbanistas empreendedores para motivá-los?
Jefferson Malta - Eu contaria a eles uma história chamada “a águia e a galinha”. A galinha é um animal comum, ela tem asas, mas não sabe voar, ela vive no fundo da horta ciscando o chão. A águia é um animal exótico, ela voa muito alto e pra voar alto é preciso enxergar muito bem, ela tem envergadura grande, voa rápido e sabe atacar suas presas. O que a águia é capaz de fazer é fascinante comparado a uma galinha. Imagine se o ovo de uma águia cair em um galinheiro e uma galinha decidir chocá-lo... Ela cuidará do filhote como se fosse seu filho, vai ensiná-lo a ciscar e essa pequena águia será tratada como um pintinho e provavelmente chegará ao fim da vida como uma galinha chega, dentro de uma panela. Essa águia que está vivendo num ecossistema de galinha, irá certamente olhar para o céu muitas vezes e verá uma águia voando e, mesmo sem saber por que, sentirá no fundo de sua razão que é capaz de fazer aquilo, que pode ir mais longe. Assim somos todos nós. Nós sabemos no nosso íntimo que podemos alcançar algo muito maior do que o que temos e que isso está nas nossas mãos. É você quem decide se continua vivendo num galinheiro ou se quer alcançar algo muito maior. Só depende de você.

O empreendedor segue sempre em frente pra alcançar seus objetivos!


Imagino que assim como eu vocês estão ainda mais determinados a alcançar o sucesso depois de lerem essa entrevista!

Inspirem-se!!

Para ser motivado dia a dia não deixe de visitar o blog do nosso entrevistado!


Boa semana a todos!

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