terça-feira, 30 de julho de 2013

Decoração Rústica

Olá a todos!

O post de hoje vai falar sobre decoração rústica. Particularmente é um dos meus estilos favoritos, sempre me fascinou a forma como os ambientes rústicos são sóbrios e elegantes, além do uso de materiais como madeira, pedra e tijolo à vista. Foi difícil escolher um local que reunisse essas características para apresentar pra vocês, não por falta de opção, mas porque em Minas Gerais temos incontáveis exemplos maravilhosos. Elegi a Vila Chico, uma pousada muito diferente localizada na cidade de São Lourenço que tive o prazer de conhecer em junho desse ano.

Vista do conjunto de chalés


A Vila Chico é um complexo de lazer que foi criado em 2001 e conta com pesqueiro, restaurante, área de lazer e pousada. Trata-se de um conjunto de chalés duplos (geminados) implantados em diferentes níveis do terreno, todos com uma extensa área verde ao redor e com vista para a área de lazer da Vila. Na ocasião fiquei instalada do Chalé Sabiá, que estruturalmente é igual aos outros, mas possui uma decoração com toques diferenciados.

Chalé Sabiá


A edificação é de apenas um pavimento, toda rebocada e pintada, possui laje apenas no banheiro, é coberta por telhado de telha cerâmica dupla mesclada e com forro de madeira nas áreas internas. Tons de amarelo sempre são uma boa escolha para combinar com madeira, nesse caso a fachada é toda pintada de amarelo bem claro e possui alguns detalhes cor mostarda (o que garante a harmonia do conjunto). As esquadrias, portas e janelas são todas de madeira, sendo que as janelas e portas possuem uma folha de vidro e outra de venezianas. Em volta do chalé há um gramado com alguma vegetação rasteira.



A varanda é um ambiente simples e aconchegante. Bancos de madeira e redes compõem o ambiente rústico combinando perfeitamente com os materiais de acabamento do chalé. Para separar as varandas foram usadas jardineiras brancas de cimento pré-moldado. O charme maior fica por conta da trepadeira conhecida como Sapatinho de Judia – Thunbergia mysorensis.



Trepadeira Sapatinho de Judia

Bancos de madeira da varanda

Porta frontal de acesso ao chalé


Na sala os móveis são todos de madeira e bem simples, o conjunto e os detalhes é que tornam tudo interessante. A cozinha e a copa são integradas com a sala e seguem os mesmos padrões. Linda a mesa e as banquetas de ferro! Os tapetes ajudam a compor os ambientes e a deixar tudo mais confortável.

Vista parcial da sala

Detalhe da persiana marrom

Forro de madeira

Sofá-cama

Aparador de madeira. Detalhe para o rodapé de madeira.

Lareira de ferro - delícia no inverno!

Conjunto de banquetas - fofo! **

Lindo conjunto de mesa e banquetas!

Luminárias de bambu

Porta-chaves artesanal


No quarto o destaque vai para as cores fortes usadas na decoração. Amei a colcha de retalhos e as almofadas e quadros com imagens aludindo ao nome do chalé!

Lindas as cores da colcha de retalhos!

Na almofada redonda o sabiá.

Quadro mostrando os pássaros que dão nome ao chalé

Guarda-roupas

Aparador

Luminária de bambu - muito charmosa!


No banheiro foram usadas cores neutras (branco + bege + marrom), ferro (moldura do espelho), madeira (luminárias e porta-sabonete) e pedra (granito – Florença ou Ornamental), o que deixou tudo clean e sóbrio e com um ar rústico.




Um dos motivos que me fez escolher o Chalé Sabiá como bom exemplo de decoração rústica é que tudo foi pensado e executado de maneira simples e harmoniosa e porque ele se valoriza nos detalhes. Esse é um ponto importante pra você que quer decorar algum ambiente com esse estilo, desde que você não exagere nos acessórios, padronize o básico e busque harmonia nos materiais, não tem como errar!

Inspirem-se!!!

Boa semana a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário