sábado, 11 de maio de 2013

Reformando uma “Pracinha”

Olá a todos!

No post de hoje vou apresentar para vocês um pequeno projeto de reforma que executamos numa Praça de Dores de Campos. Acho que quem já visitou a página de projetos aqui do blog sabe que eu tenho uma grande paixão pelo urbanismo (vide o título do blog...) e principalmente pelas ações que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A praça em questão se chama Praça Altivo Moncorvo e é conhecida como a “Pracinha do Rosário” por ter uma área de apenas 40,00m² e por estar localizada em frente a Igreja do Rosário. Ela foi construída em janeiro de 1977 como forma de direcionamento do trânsito local, mas mesmo com suas pequenas dimensões sempre foi muita utilizada pela população.

Praça Altivo Moncorvo. Fonte: http://www.panoramio.com/photo/9079938
Não sei a data certa, provavelmente década de 80.


Nos últimos anos um trailer metálico foi instalado em parte da sua área e por muito tempo atendeu a demanda das festas que aconteciam ali. Quando o trailer foi desativado ele permaneceu na Praça, mas já não satisfazia nenhuma necessidade dos moradores. A estrutura de metal acabou barrando parte da visão da Igreja e impossibilitando o uso da Praça. Com o tempo ali foi se tornando um local sem vida e o monumento em homenagem ao Sr. Altivo Moncorvo um suporte para sacos de lixo.

Vista da Praça Altivo Moncorvo antes da reforma.


A vista para a Igreja era bloqueada pelo trailer.

O monumento estava desempenhando a função de suporte de lixo.

Passeio quebrado.


Para a reforma da “Pracinha” foi prevista, primeiramente, a retirada do trailer. Todo o projeto foi direcionado para uma maior visibilidade e destaque do monumento e das visadas da Igreja. Além disso, foi identificado como de grande necessidade a instalação de bancos e lixeiras, como também o plantio de nova vegetação, a poda das palmeiras, a renovação do revestimento do monumento e o conserto do passeio.

Maquete eletrônica do projeto de reforma - sem renderização.






O mobiliário urbano utilizado foi encontrado em estado de abandono no Almoxarifado Municipal e após passar por vários reparos ficou novinho para ser colocado na Praça. A grama nova foi doada por um cidadão dorense e pedreiros, serventes, bombeiros, pintores, varredores, carpinteiros e eletricista passaram exatamente 1 semana trabalhando para que a reforma fosse concluída.

Equipe da Prefeitura fazendo a retirada do trailer.


Mobiliário urbano encontrado no Almoxarifado Municipal.

Mobiliário urbano encontrado no Almoxarifado Municipal.

Banco depois da reforma.

Lixeira reformada.

Praça Altivo Moncorvo após a retirada do trailer.

Reforma em andamento.




Sim, foi uma pequena reforma. A certeza de que valeu a pena? Passar por ali todos os dias e ver casais namorando nos bancos, ver amigos distraídos “contando casos animados” apoiados no monumento, ver as crianças brincando na grama e ver que nenhum saco de lixo foi colocado ali. É disso que se trata o urbanismo, de pequenos detalhes, de uma visada mais colorida, de um cantinho pro “dedo de prosa”, de uma cidade mais verde, de cuidado, de carinho...

Finalizando a reforma: pintura, limpeza e plantio das gramas.





Inspirem-se!

Reforma completa! O próximo passo será o paisagismo!




Boa semana a todos!

10 comentários:

  1. Sempre que você avisa lá no facebook sobre post novo venho aqui olhar.
    Ótima suas dicas, mas o que realmente me deixa feliz são essas ações na sua cidade. Muito legal ver as experiências suas de forma simples acontecendo.
    Claro que grandes obras urbanas tem grande impacto, mas as pequenas ações são as mais eficazes e necessárias. Jaime Lerner chama isso de "acupuntura urbana", o fato de fazer pequenas obras pontuais e não esperar a vinda de grandes verbas ou planejamentos longos, apenas mudar a vida das pessoas com pequenas intervenções (tem um livro dele com este nome).
    Sabemos o quão burocrático é licitar uma obra e conseguir recursos para elas. Muito legal ver você fazendo acontecer com o que tem disponível, sem grandes gastos.
    Sucesso aí, e espero ver muitas dessas intervenções, pequenas ou grandes, mudando a vida das pessoas aí de Dores.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras Luiz! Você tem toda razão, os grandes projetos causam mesmo grande impacto, mas também demandam muito tempo, dinheiro e burocracia. Aqui nossa realidade é a dos pequenos municípios que lutam com dificuldade e temos que trabalhar com as ferramentas disponíveis. Sábio Jaime Lerner!

    Mais uma vez, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Que isso ficou maneiro de mais maninha! Bom trabalho e meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Paloma! Ficou D+ este novo post! Essa é uma das suas contribuições para a cidade que seus filhos irão se orgulhar muito! Outras ainda virão!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Jefferson querido! Se Deus quiser ainda poderei contribuir muito para a nossa cidade se tornar um lugar melhor pra se viver. De pouco em pouco chegaremos lá!

    ResponderExcluir
  6. De forma simples vocês fizeram toda a diferença pra cidade! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  7. Paloma querida! Que coisa mais legal!!
    Poxa, queria tanto trabalhar com intervenções assim aqui na minha cidade...
    Vc tá trabalhando na prefeitura daí?

    Olha... vc me inspirou a fazer um blog também!
    Quando tiver "arrumado" venho aqui te falar... Ainda estou meio barbeira com ele! Hehe! Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Maressa querida! Que saudade de vc flor!
    Obrigada pelo seu comentário!
    Sim, estou trabalhando como Secretária de Obras e Urbanismo aqui da minha cidade.

    Que ótimo flor!! Fico feliz em saber que esse blog aqui inspirou vc a compartilhar a sua experiência também! Sim sim! É só passar o link que vou visitar seu blog sempre! Beijos!!

    ResponderExcluir