quinta-feira, 21 de março de 2013

Reformando uma ETA

Olá a todos!

Nossa! Faz tempo que não posto no blog e tenho tanta coisa pra contar! Cada dia tenho algo mais interessante pra compartilhar com vocês, mas o trabalho tem sido intenso e o tempo livre na internet escasso.

Hoje vou falar sobre a reforma que estou ajudando a realizar na ETA (Estação de Tratamento de Água) da minha cidade (sou Secretária de Obras e Urbanismo em Dores de Campos/MG). O município é o responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água da cidade e há 25 anos foi construída a nossa ETA.

O sistema funciona da seguinte maneira:

1° - A água é captada na barragem que fica localizada na zona rural do município, na área do Caxambu de Baixo;

2° - A água é bombeada para a ETA;

3° - Na ETA a água recebe cal, cloro e sulfato que são dosados por equipamento próprio;

4° - A água vai para os decantadores (são dois) e lá as partículas sólidas são decantadas (vão para o fundo do tanque);

5° - A água livre de partículas sólidas vai para os filtros (são dois) onde passa por entre diferentes tipos de areia e cascalho;

6° - Já limpa e filtrada a água vai para o reservatório onde fica armazenada até ser distribuída para a cidade.

Se o sistema funcionasse teríamos água limpa, mas essa não era a realidade da população dorense. Já haviam se passado muitos meses desde que a nossa água estava com uma turbidez inaceitável.

Logo nos primeiros dias de trabalho fizemos uma visita à ETA para verificar os possíveis problemas que deveriam ser solucionados, a lista era extensa. Primeiro porque a bomba dosadora não estava mais funcionando, então a água bruta captada estava apenas sendo filtrada e logo distribuída. Posteriormente foi possível verificar que o material filtrante não era trocado por outro de boa qualidade há pelo menos 8 anos. Os decantadores também não eram limpos com frequência.

A situação era mesmo crítica, convocamos então uma reunião com os responsáveis pela Regional de Saúde de São João Del Rei, para que eles pudessem nos orientar com relação as medidas a serem tomadas para que a nossa ETA voltasse a funcionar plenamente. Mais uma vez a lista foi extensa, mas essa lista passou a ser meu combustível diário de força de vontade. Havia itens que custariam caro (material filtrante, bomba dosadora), outros levariam meses para ficarem prontos (laboratório, almoxarifado), mas havia itens tão simples (cercar a ETA, mantê-la limpa, registrar a entrada de pessoas na área) que fui ficando realmente triste ao perceber a profundidade do problema que havia instalado ali, algo que jamais poderia ter acontecido. Por Deus, água é uma questão de saúde!

Sei que ainda há muito que ser feito. Sei que será preciso uma equipe multidisciplinar para manter a nossa ETA em operação adequadamente. Mas estamos dando um passo de cada vez. A reforma começou em janeiro e hoje já trocamos o material filtrante, limpamos os decantadores, começamos a construir um anexo e estamos reformando a edificação já existente. Muitas melhoras ainda virão! Essa semana estou em Belo Horizonte – MG participando de um evento da FUNASA que abrange questões como água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem (veja mais clicando aqui), e com relação a água posso dizer que aprendi muito e que em breve esses conhecimentos serão colocados em prática!

Seguem algumas imagens de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na ETA.


























Sei que muitas pessoas não têm ideia da complexidade e da seriedade do trabalho para fazer com que todos tenham água potável em suas casas. Então pessoal, fica a dica: Economizem água e a usem bem! Não vamos desperdiçar esse bem tão precioso!


Boa semana!

Um comentário: