terça-feira, 30 de julho de 2013

Decoração Rústica

Olá a todos!

O post de hoje vai falar sobre decoração rústica. Particularmente é um dos meus estilos favoritos, sempre me fascinou a forma como os ambientes rústicos são sóbrios e elegantes, além do uso de materiais como madeira, pedra e tijolo à vista. Foi difícil escolher um local que reunisse essas características para apresentar pra vocês, não por falta de opção, mas porque em Minas Gerais temos incontáveis exemplos maravilhosos. Elegi a Vila Chico, uma pousada muito diferente localizada na cidade de São Lourenço que tive o prazer de conhecer em junho desse ano.

Vista do conjunto de chalés


A Vila Chico é um complexo de lazer que foi criado em 2001 e conta com pesqueiro, restaurante, área de lazer e pousada. Trata-se de um conjunto de chalés duplos (geminados) implantados em diferentes níveis do terreno, todos com uma extensa área verde ao redor e com vista para a área de lazer da Vila. Na ocasião fiquei instalada do Chalé Sabiá, que estruturalmente é igual aos outros, mas possui uma decoração com toques diferenciados.

Chalé Sabiá


A edificação é de apenas um pavimento, toda rebocada e pintada, possui laje apenas no banheiro, é coberta por telhado de telha cerâmica dupla mesclada e com forro de madeira nas áreas internas. Tons de amarelo sempre são uma boa escolha para combinar com madeira, nesse caso a fachada é toda pintada de amarelo bem claro e possui alguns detalhes cor mostarda (o que garante a harmonia do conjunto). As esquadrias, portas e janelas são todas de madeira, sendo que as janelas e portas possuem uma folha de vidro e outra de venezianas. Em volta do chalé há um gramado com alguma vegetação rasteira.



A varanda é um ambiente simples e aconchegante. Bancos de madeira e redes compõem o ambiente rústico combinando perfeitamente com os materiais de acabamento do chalé. Para separar as varandas foram usadas jardineiras brancas de cimento pré-moldado. O charme maior fica por conta da trepadeira conhecida como Sapatinho de Judia – Thunbergia mysorensis.



Trepadeira Sapatinho de Judia

Bancos de madeira da varanda

Porta frontal de acesso ao chalé


Na sala os móveis são todos de madeira e bem simples, o conjunto e os detalhes é que tornam tudo interessante. A cozinha e a copa são integradas com a sala e seguem os mesmos padrões. Linda a mesa e as banquetas de ferro! Os tapetes ajudam a compor os ambientes e a deixar tudo mais confortável.

Vista parcial da sala

Detalhe da persiana marrom

Forro de madeira

Sofá-cama

Aparador de madeira. Detalhe para o rodapé de madeira.

Lareira de ferro - delícia no inverno!

Conjunto de banquetas - fofo! **

Lindo conjunto de mesa e banquetas!

Luminárias de bambu

Porta-chaves artesanal


No quarto o destaque vai para as cores fortes usadas na decoração. Amei a colcha de retalhos e as almofadas e quadros com imagens aludindo ao nome do chalé!

Lindas as cores da colcha de retalhos!

Na almofada redonda o sabiá.

Quadro mostrando os pássaros que dão nome ao chalé

Guarda-roupas

Aparador

Luminária de bambu - muito charmosa!


No banheiro foram usadas cores neutras (branco + bege + marrom), ferro (moldura do espelho), madeira (luminárias e porta-sabonete) e pedra (granito – Florença ou Ornamental), o que deixou tudo clean e sóbrio e com um ar rústico.




Um dos motivos que me fez escolher o Chalé Sabiá como bom exemplo de decoração rústica é que tudo foi pensado e executado de maneira simples e harmoniosa e porque ele se valoriza nos detalhes. Esse é um ponto importante pra você que quer decorar algum ambiente com esse estilo, desde que você não exagere nos acessórios, padronize o básico e busque harmonia nos materiais, não tem como errar!

Inspirem-se!!!

Boa semana a todos!


sábado, 13 de julho de 2013

Reformando mais uma "Pracinha"

Olá pessoal!

No post de hoje vou apresentar pra vocês mais uma pequena reforma que fizemos numa pracinha de Dores de Campos. Na verdade, a área em questão não é uma praça e sim um canteiro central que foi criado no ano de 2000 para a divisão do fluxo de veículos. Ela está localizada no Bairro Paloma e tem área de 32,76m².

Como o bairro é carente de áreas de lazer os moradores começaram a utilizar o canteiro para se encontrar, as crianças brincavam ali e a Prefeitura instalou alguns bancos para atender essa demanda. Com a instalação dos bancos os moradores das casas mais próximas começaram a chamar o canteiro de pracinha. Devido à falta de manutenção a pracinha deixou de se tornar um local adequado para os moradores descansarem, com os bancos quebrados não era possível ficar ali.

Pracinha do Bairro Paloma antes da reforma

Detalhe: Bancos quebrados e vegetação crescendo sem controle


A vontade de ter um local para lazer era grande, algumas pessoas chegaram a plantar uma árvore de ipê amarelo na pracinha e mesmo com toda precariedade muitas crianças ainda brincavam no local.

Como a situação financeira da Prefeitura Municipal ainda não está totalmente estável, foi preciso fazer uma reforma simples. Nosso foco foi dar ao local a estrutura de que ele necessitava para ser apropriado pela população, tudo isso com materiais simples e de fácil manutenção. Reutilizamos as bases de ferro dos antigos bancos para fazer os novos, as bases foram reforçadas e pintadas, o tampo dos bancos foram confeccionados no Almoxarifado Municipal com o material que havia disponível ali, a lixeira usada foi uma das que reformamos quando fizemos a intervenção na Pracinha do Rosário, a grama plantada foi doada por moradores locais, foi mantida a árvore de ipê (que começou a florir logo que a reforma começou!) e o piso e o meio-fio foram pintados com a tinta para piso que estava disponível no estoque.

Início dos trabalhos na Pracinha

Retirada dos bancos

Pracinha capinada

Superfície da pracinha

Primeiros trabalhos no local

Base dos bancos antes da reforma

Preparação da área a ser concretada

Preparação da área a ser concretada

Fôrma para confecção do tampo dos bancos

Confecção da armação dos bancos

Fôrma pronta

Fôrmas preenchidas

Pracinha com área já concretada

Equipe descarregando as bases dos bancos

Bases dos bancos e lixeira instaladas

Instalação do mobiliário urbano

Plantio da grama

Plantio da grama

Bancos com os tampos instalados

Bancos prontos

Início dos trabalhos de pintura

Pintura do meio-fio

Pintura do piso

Pintura do piso

Reforma da pracinha concluída!






A reforma que executamos foi muito simples, mas hoje a pracinha conta com uma estrutura básica que os moradores podem usufruir. Hoje há um local para ir, um banco para assentar, uma lixeira pra descartar o lixo, um gramado para as crianças brincarem, hoje, por mais simples que seja, a população tem uma pracinha pra chamar de sua e pode se apropriar dela. Hoje o Bairro Paloma conta com uma área de lazer, pequena, mas hoje foi marcado um ponto pra qualidade de vida daquelas pessoas.

Inspirem-se!!!

Boa semana a todos!