quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mastercasa – Juiz de Fora / MG


Olá a todos!

Hoje vou falar pra vocês sobre um evento que participei na última terça-feira (30/10) em Juiz de Fora/MG: a Mastercasa. A 22° edição da mostra passou pela terceira vez em terras mineiras e apresentou pela segunda vez o formato residencial (que eu particularmente adoro!), a casa escolhida foi a construída pelo farmacêutico Lawall no bairro São Mateus.


Fui como convidada do ABC da Construção, um dos patrocinadores do evento, e acompanhada pelo meu noivo (companheiro de todas as horas). Fora o calor de matar (40°) o evento foi realmente interessante! Desde o momento que chegamos fomos cercados pelos educados garçons do La Fiesta Buffet que serviram aperitivos deliciosos (aquele assado de damasco...) e muita bebida gelada. Passamos a primeira hora visitando a casa e conhecendo os lançamentos da Fabrimar. Os ambientes estavam bem modernos, mas alguns me chamaram mais atenção.


Um dos meus favoritos foi o Home Cine criado pelo arquiteto Ueslei Bonin, o espaço era amplo e muito aconchegante, as paredes foram pintadas de um azul bem escuro e decoradas com fotos e pinturas da Marilyn Monroe, o piso era laminado rústico. O projetor ficava escondido no forro do teto e era acionado por automação, havia ali também um barzinho muito interessante criado em mobiliário sem parafusos, todo de encaixes e estampado com a tecnologia de impressão digital UV.


O meu ambiente favorito foi sem dúvida o lavabo criado pela arquiteta Tatiana Sell. O espaço era mi-nús-cu-lo, mas ela conseguiu aproveitar cada canto deixando a atmosfera clean e sofisticada. A foto não mostra todos os detalhes, mas a faixa de pastilhas na parede descia até o chão e passava por ele indo de encontro até a outra parede. A bancada da pia foi feita de um mármore bem poroso e uma lâmpada foi instalada logo abaixo dela criando um efeito fantástico. Nem precisa comentar esses dois espelhos lindos! E na janela havia uma cortina Double Vision (conheça a cortina Double Vision clicando aqui!).


Outro ambiente que me chamou atenção foi o banheiro social criado pelas arquitetas Raissa Salgado e Natália Ladeira. Elas usaram diferentes acabamentos, o que deixou o lugar muito moderno. Acima da bancada foram aplicadas placas cimentícias com relevos circulares e na parede refletida no espelho podemos ver o papel de parede com ondas roxas, esse papel é emborrachado e pode ser inclusive lavado (interessante, não é?). Dentro do Box foram aplicadas pastilhas de vidro de cor branca.


Na área externa o Empório Design criado pelo arquiteto Patrick Bugeia foi a sensação do evento, todo mundo se apropriou do espaço, mesas, cadeiras e bancos, tudo foi usado pelos convidados. Simplesmente amei a mesa de tronco que foi colocada na área central do Empório! A estante criada a partir de partes antigas de um armário ficou linda também!

Quem quiser conhecer a mostra tem até o dia 11 de novembro para visitá-la! Para maiores informações clique aqui.

Não podia faltar a nossa fotinha no evento... Rs!


Bom feriado a todos!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tem um pilar dentro do meu quarto! SOLUÇÕES E IDEIAS


Olá a todos!

O post de hoje vai falar sobre um elemento estrutural que muitas vezes é tido como problema, mas que quando bem trabalhado pode se tornar singular: o pilar. É comum (principalmente em apartamentos) nos depararmos com pilares que não ficaram completamente “dentro” das paredes e podemos ver a saliência nos cantos dos cômodos ou mesmo no meio das paredes.

Quando o pilar não é incorporado ao ambiente realmente ele se torna algo estranho aos olhos, mas se for tratado como parte da decoração pode ser a base para incríveis criações. Na cozinha é comum o pilar ser suporte para uma bancada, na sala ele ajuda a dividir o ambiente ou é decorado de forma distinta pra chamar atenção, mas, e no quarto? Tudo depende da sua criatividade! Seguem abaixo algumas imagens com soluções interessantes e algumas ideias pra vocês se inspirarem e não terem dúvida de como pode ser bom ter um pilar dentro do quarto!


Nesse quarto super moderno os arquitetos Sandro Percicot e Marcia Helena pintaram o pilar com uma cor diferente da parede em que ele está e ainda criaram mais dois elementos ao lado dele formando um conjunto harmônico que deixou o visual do quarto muito sofisticado.


A arquiteta Cláudia Biglia aproveitou o pilar do quarto para criar um nicho onde fixou uma prateleira super diferente.


No quarto criado pela arquiteta Aline Cangassú não há nenhum pilar, mas veja que na parede da cabeceira da cama existem vários nichos onde ela expôs diferentes quadros, essa pode ser uma boa ideia para fazer no seu quarto se o pilar ocupar uma posição mais central na parede.


Nesse ambiente muito bem iluminado a arquiteta Aparecida Covolan trabalhou com os pilares criando “molduras” nas paredes, uma delas se tornou a cabeceira da cama e a outra deixa em destaque um aparador.


A arquiteta Maluh Amorim trabalhou com diferentes materiais e criou nichos na parede para abrigar prateleiras e até mesmo uma escrivaninha. Poderia ser feita também uma penteadeira. Detalhe para o vidro que cobre todo o fundo da escrivaninha. Lindo!


Nesse quarto criado pela arquiteta Denise Barreto o pilar de canto recebeu, além do mesmo acabamento da parede da cabeceira da cama, uma inscrição, pode ser um poema, uma frase que você goste. Fica muito diferente e único!


O ambiente criado pela arquiteta Renata Florenzano não tem nenhum pilar a vista, mas é uma inspiração para criarmos a penteadeira com prateleiras dos lados!


Nesse quarto inspirado no jogador de futebol Neymar, a arquiteta Camilla Matarazzo incorporou o pilar à parede da cabeceira da cama e colocou nele uma iluminação especial para realçá-lo.


Esse quarto é outra inspiração! As arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli criaram nichos com função de prateleiras, aqui usando a madeira. Muito sofisticado!


O quarto criado pela arquiteta Angela Tasca também não possui pilar, mas pode nos inspirar com essa moldura linda ao redor do acesso para a varanda. Os nichos que receberam o papel de parede de ondas coloridas e o aparador rosa são lindos!


Muito luxuoso esse quarto criado pelas designers de interiores Andréia Carneiro e Irma Leão. Veja como o pilar ajudou a criar o nicho onde foi instalada a penteadeira. Detalhe para a iluminação.


Inspirador, não é?

Boa semana a todos!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Orquídea Diferente

Olá a todos!

O post de hoje vem apresentar pra vocês uma espécie rara de orquídea chamada Dracula símia.

Ela é popularmente conhecida como "cara de macaco" (pois tem todas as feições do bichinho: olhos, nariz, boca e até uma aparente juba!) e foi descoberta e nomeada pelo naturalista chileno Hugo Gunckel Luer. Ainda pouco conhecida ela cresce nas selvas equatoriana e peruana a uma altitude de 1.000 e 2.000 metros.

Vejam as fotos abaixo.









Linda, não é?

Boa semana a todos!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Architectural Rings


Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre jóias, mas são jóias inspiradas na arquitetura! São os chamados Architectural Rings!

No século 5, as mulheres de famílias ricas da dinastia merovíngia, da Gália, usavam anéis que reproduziam a arquitetura local. Inspirado por esse antigo costume o francês Philippe Tournaire criou uma linha de anéis feitos à mão que faz réplicas de obras icônicas de várias cidades. Veja abaixo algumas peças incríveis da coleção!


















Faltou um brasileirinho... 

Inspirador, não é?

Boa semana!! 

Pieter Brueghel


Olá pessoal!

Essa semana estou reformando o meu quarto (mas isso é história pra outro post) e encontrei no meio dos meus livros algumas anotações que eu havia feito para estudar para a prova do mestrado. Minha área de interesse era a de Paisagem e Ambiente e foi lendo material relacionado a esse tema que fiquei conhecendo um pintor que se tornaria um dos meus favoritos: Pieter Brueghel!

Pieter Brueghel foi um pintor que nasceu em Bruxelas em 1530 e é conhecido por seus quadros que retratam paisagens e cenas do campo. A ele é creditado o título de primeiro pintor ocidental a pintar paisagens como elemento central e não como um pano de fundo histórico de uma pintura.

Encontrei aqui imagens de seus quadros maravilhosos e decidi fazer um post rápido com as minhas favoritas.  Inspirem-se e apaixonem-se!!!

The Hunters in the Snow  

Children's Games

Landscape with the Fall of Icarus 
The Tower of Babel

Netherlandish Proverbs

The Harvesters

Boa semana a todos!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DPS2000 - Sistema de Sinalização Eletrônica entre Deficientes e Meios de Transporte


Olá pessoal!

Hoje vou falar de uma tecnologia que foi desenvolvida pelo mineiro Dácio Pedro Simões para possibilitar a passageiros com deficiência o acesso aos serviços de transporte público de forma autônoma e segura: o DPS2000.

O DPS2000 (o nome é uma sigla que usa as iniciais do seu inventor) é um sistema que permite que um passageiro com deficiência (especialmente deficiência visual) possa, através de um transmissor de rádio-frequência portátil, solicitar embarque autonomamente na linha de ônibus desejada, desde que os veículos desta linha estejam equipados com o aparelho receptor do sistema.





O primeiro protótipo foi desenvolvido por Dácio em 1998 com verba do Sebrae através de uma parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações no Vale da Eletrônica, localizado no sul do Estado de Minas Gerais. Em 2001 o mineiro procurou a Universidade Federal de Minas Gerais para obter suporte de pesquisa e desenvolvimento para que fosse possível fazer melhorias no protótipo e contou com a parceria do Dr. Júlio Cezar David de Melo, pesquisador do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG.

Apesar de ter sido desenvolvido na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o primeiro município brasileiro a experimentar o Sistema DPS2000 foi Jaú, cidade localizada no centro-oeste paulista. Após ser testado em algumas linhas do transporte coletivo jauense o sistema foi aprovado e hoje toda a frota urbana do município está equipada com o DPS2000.

Atualmente o sistema funciona, além de Jaú/SP, em Araucária/PR, e também estará presente em 100% da frota de Limeira a partir desse mês.

No dia 22 de outubro começarão os testes em Belo Horizonte/MG, será uma ação conjunta da BHTrans, SETRA-BH (via consórcio Transfácil), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Geraes (empresa que tem o fornecimento exclusivo do sistema). Os testes terão duração de 15 dias e nesse período todos os ônibus da linha 4205 (Ermelinda/Salgado Filho) serão equipados com receptores DPS2000 para permitir o embarque dos passageiros deficientes visuais, com total autonomia e segurança.

Foto: Gustavo Andrade/Jornal Metro BH


Para maiores informações acesse o site da Geraes clicando AQUI.

Espero sinceramente que BH adote o sistema!

Boa semana a todos!!!

sábado, 13 de outubro de 2012

Sem medo de errar: Quartos coloridos


Olá a todos!

O post de hoje vai falar sobre quartos coloridos. Muitas pessoas se sentem inseguras quando o assunto é a decoração do quarto, afinal esse é um lugar para relaxar e tudo deve ser harmonioso. Para não errar elas apostam nas paredes brancas e o que colore o ambiente é a decoração (móveis, colchas, almofadas e objetos). Quartos brancos são lindos, mas a tendência é não ter medo de errar e abusar da sua cor preferida fazendo do seu cantinho um lugar muito singular! Além de dar muito charme ao ambiente, as cores trazem diferentes sensações e podem despertar grandes sentimentos!

Vermelho

É uma cor de muita energia e motiva as pessoas. Quando usada com equilíbrio causa efeitos positivos. Devemos usá-la sempre combinada com outras cores, como o verde e o azul, que vão esfriar um pouco o vermelho.




Rosa

Os tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes tornam as pessoas mais ativas e desejosas.



Laranja

O laranja proporciona sensação de conforto, alegria e expressividade. É uma cor de grande vitalidade que desperta a criatividade. Fica lindo quando combinado com o amarelo!




Amarelo

Também é uma cor de grande energia, é quente e ativa a criatividade. Para o quarto os tons mais indicados são os claros, pois os tons de amarelo-escuro, como o mostarda, quando usados em excesso podem criar um clima de negatividade.




Verde

O verde está associado ao equilíbrio e ajuda a reduzir o estresse e a tensão. É uma cor ótima para ser usada no quarto, pois é relaxante. Aposte no verde claro para as crianças, e claro, combine com outras cores como o amarelo.



Azul

O azul é uma cor relaxante, que acalma e que esfria. No quarto não é aconselhado que todas as paredes sejam azuis, pois usado em excesso pode deixar o ambiente frio. O interessante é combiná-lo com outras cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho.




Violeta

O violeta é uma cor muito poderosa, que causa uma vibração imediata nas pessoas e as estimula muito. Deve ser usada com cuidado e sempre combinada com outros tons de violeta ou com outras cores, como o amarelo e o verde.




Como você pode ver não é apenas o branco que passa a sensação de conforto e é relaxante. São muitos os sentimentos que gostaríamos de despertar no nosso quarto e as cores podem ajudar a criar essa atmosfera que buscamos. Agora é pensar nas sensações e sentimentos que você quer sentir e “mãos a obra”!

Bom fim de semana a todos!


Informações sobre a influência psicológica das cores disponível em: <http://www.suvinil.com.br/pt/aprenda-sobre-as-cores/psicologia-das-cores.aspx>